quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O Que Levar Para A Maternidade???

Na hora de sair a correr para o Hospital convem ter as coisas essencias preparadas.
Deve levar duas malas uma para a futura mama e outro para o bebe que esta mesmo ai a chegar.

Mala Da Mama:

Camisas de dormir, apesar de poder optar por utilizar as que a maternidade disponibiliza. Leve camisas de dormir com abertura à frente se está a pensar amamentar a peito;
Soutiens de amamentação e discos absorventes descartáveis;
Cuecas;
Robe;
Chinelos de quarto;
"Necessaire”, no qual deve incluir, escova dos dentes, pasta dos dentes, desodorizante, sabonete, escova de cabelo, champô e maquilhagem (se desejar);
Toalhetes para sanita;
Roupas largas para vestir na viagem de volta a casa. Lembre-se que a sua barriga estará inchada e dorida e uma roupa pré-mamã poderá ser a escolha mais confortável;
Uma pequena quantia de dinheiro.
Uma camisa de dormir para o parto;
Vaselina e batom do cieiro;
Loção ou óleo de massagem;
Meias;
Relógio de pulso ou de cabeceira com ponteiro dos segundos para cronometrar as contracções;
Rádio ou um leitor portátil de CDs;
Câmera e/ ou equipamento de vídeo;
O seu livro de endereços ou lista de números de telefone de pessoas que pretende avisar quando o bebé nascer.

Mala Para o Bebe:

2 babygrows;
2 chambres ou bodies
3 fraldas;
Camisola, casaquinho, gorro, meias e luvas para a viagem de regresso a casa;
Cobertorzinho;
Cadeira de viagem (poderá não ser autorizada a levar o seu bebé de carro se não tiver uma cadeira de viagem para ele).

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Teste de Apgar

O que É?
Em Que consiste?
O Teste de Apgar é feito no minuto que o bebê nasce e cinco minutos depois.
Criado em 1952 pela anestesiologista americana Virgínia Apgar, avalia cinco características:
. freqüência de batimentos cardíacos (o normal é acima de 100 por minuto),
. cor da pele (rosa, pálida ou roxa),
. respiração e intensidade do choro,
. tônus muscular (se ele está durinho ou mole demais),
. resposta a estímulos

Para cada uma delas é dada uma nota de 0 a 2. Quanto mais alta a soma, melhor terá sido o estado do bebê ao nascer. Os médicos costumam liberá-lo a partir da nota 7. Mas isso não significa que quem ganha nota baixa pode ser "reprovado". "O Teste serve para que sejam tomadas providências como dar oxigênio caso ele tenha dificuldades para respirar no início"

De 37a a 40a Semanas

Nesse período você se sentirá irritada e cansada na gravidez. Parece que faz séculos que o bebê está em seu ventre, e você anseia para que tudo termine e você logo possa segurar seu filho nos braços. Você começará a sentir algumas contrações e passará a imaginar que chegou a hora. As contrações pressionam a cabeça do bebê contra o colo do útero, fazendo-o dilatar com mais facilidade.

O desenvolvimento do bebê

Na 37a semana o sistema nervoso do bebê está pronto para o nascimento. A camada de gordura acumulada sob a pele já é suficiente para que ele consiga regular a temperatura do corpo quando ele nascer. Há pouco espaço no útero, portanto o bebê fica enrolado como uma bola e não se movimenta tanto quanto antes. Ele apenas vira o corpo e você sente fortes pontapés embaixo das costelas, ora de um lado, ora de outro. Os pulmões do bebê têm um revestimento efervecente, como se fossem bolhas de sabão. Quando ele nasce, essas bolhas mantêm os pulmões parcialmente inflados após cada expiração. Sem elas, os pulmões não funcionariam, ficando com as paredes grudadas como sacos plásticos. Nessa fase, o bebê já desenvolveu uma série de reflexos de coordenação que lhe permitem apertar a mão com firmeza, levantar e virar a cabeça, procurar leite, movimentar-se como se estivesse caminhando, piscar e fechar os olhos e reagir a sons, cheiro, luz e toque. A cabeça não é toda composta de um osso resistente, há espaços membranosos, as moleiras, entre os ossos do crânio. Conforme o bebê desliza pelo canal vaginal, elas podem se fechar, moldando a cabeça para a sua trajetória. Um bebê pronto para nascer pesa de 2,9 a 5 kg. O comprimento da cabeça até as nádegas é de 35 cm. Na 38a semana há maior volume de líquido amniótico ao redor do bebê do que em qualquer outro estágio da gravidez. A freqüência cardíaca do bebê é duas vezes mais rápida do que a sua, de 120 a 160 batidas por minuto.

O Conteudo destes textos podem ser encontrados aqui.
É um site brasileiro com um conteudo muito vasto e de grande qualidade vale a pena visitar.
http://www.linkdobebe.com.br/

De 33a a 36a Semanas

Na 36a semana você sentirá seu corpo pesado. Sua respiração também se torna mais difícil porque, estando na porção superior de seu ventre, o bebê pressiona as nádegas contra seu diafragma e sua caixa toráxica. Essa pressão diminui a partir do momento em que a cabeça do bebê se encaixa na pelve. A partir daí, ela pressionará sua bexiga fazendo com que você urine com mais freqüência. É aconselhável deitar-se de lado ou recostada. O sono também será interrompido, uma boa preparação para o período após o nascimento do bebê.

Alterações Físicas

Uma linha marrom partindo do umbigo para baixo, mostra onde o músculo frontal de sua barriga foi distendido. Quando esse músculo voltar ao lugar após o parto e todos os outros estiverem bem fortalecidos, a linha desaparecerá.
. Presença de colostro, o primeiro leite rico em proteínas.
. A retenção de líquidos é normal e seus tornozelos ficarão levemente inchados, principalmente em dias quentes.

Desenvolvimento do bebê

Na 36a semana o bebê já está quase pronto para nascer, mas ainda precisa engordar um pouco para que seu sistema de regulagem de frio e calor esteja pronto para funcionar quando ele estiver fora da temperatura controlada do útero. Seus músculos estão fortes e são percebidos quando chutam com força e enrola os braços nas pernas. Se nascer agora, são excelentes as perspectivas de sobrevivência. O bebê tem cerca de 45 cm de comprimento da cabeça aos pés e pesa aproximadamente 3 kg. Os meninos costumam ser mais pesados. A partir de agora o crescimento é mais lento. O corpo do bebê agora está roliço e cerca de 14 gramas de gordura são depositados sob a pele diariamente. A pele é revestida por vernix, uma substância cremosa produzida por células que se desprendem e são lançadas no líquido amniótico. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. O cordão umbilical mede cerca de 50 cm de comprimento e é escorregadio. Por isso é rara a formação de um nó, mesmo que o bebê se enrole nele.

De 29a a 32a Semanas

Seu coração agora está trabalhando um quarto a mais do que antes da gravidez, e o volume de sangue aumentou em quase 2,5 litros. Como o estômago leva mais tempo para digerir os alimentos, após uma refeição você se sentirá empanturrada.

Desenvolvimento do bebê

Na 32a semana a maioria dos bebês já está de cabeça para baixo no útero. Isso costuma acontecer por volta da 28a semana e eles permanecem nessa posição até o parto, mas há outros que ficam com a cabeça para cima por um período mais longo. São poucos os que permanecem nessa posição ou nascem sentados. A posição de cabeça para baixo chama-se vértex ou cefálica e a de cabeça para cima chama-se pélvica. Um bebê pequeno com bastante espaço no útero ainda poderá mudar de posição pélvica para a cefálica e vice-versa em algumas semanas. È fácil saber quando o bebê está na posição cefálica, porque você sentirá os pés dele chutando suas costelas, e não a cabeça, que é semelhante a uma bola compacta. Ao ficar de cabeça para baixo, o bebê a arremessa de encontro aos músculos elásticos do assoalho pélvico, primeiro com suavidade, e depois, ao se encaixar no fundo da pelve, cada vez com mais força. O bebê mede cerca de 28 cm da cabeça até as nádegas e pesa um pouco mais de 2 kg.

Da 25a a 28a Semanas

Evite ficar em pé por muito tempo para que não haja o aparecimento de varizes, porque os hormônios da gravidez debilitam as válvulas das veias. Deite-se com as pernas elevadas para cima do quadril para facilitar a volta do fluxo sanguíneo para o coração. Poderão surgir listas vermelhas onde sua pele foi esticada, principalmente na barriga, nádegas e seios. Algumas das mulheres grávidas sentem azia nessa fase, como se a garganta estivesse queimando. Isso porque a progesterona enfraquece uma válvula no aparelho digestivo, fazendo com que o ácido clorídrico suba até a garganta. Faça refeições leves.

O desenvolvimento do bebê

Na 28a semana o bebê já consegue ouvir muito mais. No início da gravidez, os terminais nervosos que possibilitam escutar os sons ainda não estavam conectados. O útero é um local muito barulhento como se fosse uma estação rodoviária, uma fábrica. Há roncos produzidos pelo aparelho digestivo, e o som de seu coração bombeando sangue e dos pulmões quando se contraem e se expandem. Ao falar, sua voz vai para dentro do corpo e sai. O coração do bebê também bate mais rápido quando você fala. Ele se acostuma com o som de sua voz e consegue reconhece-la logo após o nascimento. O corpo do bebê é coberto por uma fina penugem, formando desenhos semelhantes aos que as ondas deixam na areia. Neste estágio, ele poderá estar na posição pélvica, mas ficará de cabeça para baixo a qualquer momento a partir de agora. O bebê mede 24 cm da cabeça até as nádegas, pesa 1,5 kg aproximadamente. A pele é úmida e brilhante.

Da 21a a 24a Semanas

Por volta da 24a semana a parte superior do seu útero está se avolumando bem acima do umbigo. Você deve estar engordando de 240 a 480 gramas por semana.

O desenvolvimento do bebê

Por volta da 24a semana os órgãos responsáveis pelo equilíbrio do corpo, localizados dentro da orelha, já estão formados e do mesmo tamanho que os dos adultos. Você terá a sensação de que há uma bolinha rolando dentro de sua barriga, à medida que o bebê vira de cabeça para baixo, de cabeça para cima e de lado, antes de dar uma nova cambalhota. Os olhos se abrem depois desse período. Surgem delicados cílios e sombrancelhas. O interior do útero nem sempre é escuro. A luz solar ou uma forte iluminação artificial são filtradas através das paredes abdominais, produzindo uma luminosidade rosada. A pele é vermelha e enrugada como se estivesse sobrando e é tão fina que é possível enxergar os vasos sanguíneos. Nessa fase suas pulsações poderão ser ouvidas por meio de ultra-som ou um estetoscópio comum ou Pinard (em forma de corneta). As unhas já se formaram. O bebê fecha os punhos e soca a parede muscular uterina.
Do topo da cabeça até as nádegas, o bebê mede aproximadamente 20 cm. O bebê está engordando e se desenvolvendo mais rápido agora. Pesa 420 gramas.

. O bebê tem uma vida ativa no útero. Movimenta-se, degusta, cheira, enxerga e ouve.
. Os saborosos elementos contidos no líquido amniótico são glicose e frutose, sal, proteínas, uréia, ácidos gordurosos e aminoácidos. O bebê engole o líquido
. Existem mais formações que dão origem ao paladar na boca de um bebê no ventre da mãe do que na boca de uma criança ou adulto.
. Se injetar uma substância amarga no líquido amniótico, o bebê engole em menor quantidade. Se for adoçada artificialmente, o bebê engole 2 vezes mais rápido.
. Os movimentos rápidos dos olhos, aqueles que ocorrem durante os sonhos dos adultos, surgem na 23a semana.

Da 17a a 20a Semanas

Alterações físicas

Os vasos sanguíneos ficam mais visíveis sob a pele porque seu coração agora está bombeando 20% a mais de sangue através deles. Você deve ter engordado cerca de 4 quilos, o que inclui o bebê, 300 g, a placenta, 170 g e o líquido amniótico, 350 gramas.

O desenvolvimento do bebê

Por volta da 20a semana você começará a sentir os movimentos do bebê. A princípio eles são tênues como o bater das asas de uma borboleta. Em seguida você sentirá socos, voltas, solavancos e chutes insistentes porquê o bebê gira, enrola-se, pula e dá cambalhotas em seu ventre, porque além de estar nadando em água salgada, que lhe proporciona maior poder de flutuação, a parede muscular do útero materno é elástica. Em geral, se movimentam com mais energia durante a noite. O bebê agora mede 14 cm da cabeça até as nádegas e pesa 200 gramas. Chupa o polegar, praticando os movimentos necessários para a amamentação.

Da 13a a 16a Semanas

Alterações físicas

· Seu coração está batendo mais forte e mais rápido para bombear maior quantidade de sangue para a placenta.
· A glândula tireóide dobra de tamanho.
· Os alimentos demoram rnais para ser digeridos.

O desenvolvimento do bebê

A 16a semana os principais órgãos do bebê já estão formados. A bolsa d'água (as membranas) e a placenta que está dentro dela dão sustentação a vida intra-uterina do bebê. A bolsa d'água protege o bebê de choques violentos, conserva-o numa temperatura aquecida constante, possibilita que ele se movimente e exercite os braços e as pernas livremente e fornece líquido para que pratique a deglutição. O bebê dá cambalhotas, embora você provavelmente não perceba esses movimentos até a 18a ou 20a semanas. Ele vira a cabeça, abre a boca e movimenta o peito e a barriga para cima e para baixo como se estivesse respirando profundamente. Já consegue sugar, engolir e até soluçar. Boceja, estica-se, levanta as sobrancelhas e franze a testa. A água da bolsa está sempre aquecida e limpa. Renova-se completamente a cada 6 horas. O bebê não sente muito calor nem muito frio, em parte porque você regula sua própria temperatura suando quando está quente e se aquecendo quando está frio. O líquido, as membranas, a parede muscular do útero e sua pele e gordura também conservam o bebê aquecido. O cordão umbilical é macio como um espaguete molhado, porém muito mais forte. Por mais que o bebê se movimente, é raro ficar enrolado nele.

Da 9a a 12a Semanas

O desenvolvimento do bebê

Por volta da 12a semana, o sexo do embrião já está definido e seus órgãos genitais estão formados. Também os rins já se formaram, e o embrião começa a urinar no liquido amniótico que o envolve. Surgem as pálpebras, e os olhos do embrião ficam fechados. Os dentes e as cordas vocais começam a se formar. O bebê passa a se movimentar, a princípio com contrações rápidas e trêmulas, partindo dos braços e das pernas e estendendo-se para o pescoço e o tronco. Em seguida, encolhe e estica as pernas, movimenta-se como se fosse andar, fecha e abre as mãos, levanta e abaixa a cabeça. Mas ele é ainda tão pequeno que você não percebe esses movimentos. Por volta da 12a semana, o corpo do bebê mede 4 cm das nádegas até o topo da cabeça e pesa aproximadamente 6 g.
0 bebê desenvolve os músculos por meio de intensos exercícios dentro do útero. Ele se movimenta com facilidade porque está nadando no líquido amniótico. Na 9a semana as mãos do bebê medem 6 mm - cerca do tamanho de uma ervilha. Nesse estágio o bebê se aloja na parte superior de seu útero. A parte inferior acima do colo do útero torna-se bastante macia e o bebê parece estar acomodado sobre urna grande almofada. 0 líquido amniótico onde o bebê nada, é rico em sal. Seus nutrientes espalham-se pela pele do bebê que ainda é muito fina, e são absorvidos por ele.

As Primeiras Semanas

O óvulo está pronto para ser fecundado pelo espermatozóide somente num período compreendido entre 12 e 24 horas. O óvulo e o espermatozóide vão se encontrar numa das duas trompas de Falópio. A cabeça do espermatozóide penetra no óvulo, ele perde a cauda e é absorvido pelo óvulo. Dentro de duas a três horas o óvulo divide-se em duas células. Em três dias divide-se em 32 células, e, por volta do quinto dia, em 90 células. Comprimido pela trompa, o núcleo celular desce por ela em direção ao útero, ajudado por longas células, que se movimentam como um campo de trigo ao vento.

Como o embrião se desenvolve

Cerca de uma semana após a fusão do espermatozóide com o óvulo, o núcleo celular - ainda quase imperceptível a olho nú -implanta-se no colo do útero. Uma camada de células absorve parte dele, desenvolve-se e firma-se. Outra camada transforma-se numa bolsa de água protetora que se desenvolve e circunda o embrião. No centro do núcleo celular encontra-se a parte que posteriormente será o bebê, e o saco vitelino que produz os glóbulos vermelhos do sangue e depois passa a fazer parte do intestino do bebê.

A data de sua gravidez

O disco embrionário transformou-se num embrião no período considerado como a oitava semana de gravidez. Na verdade, são seis semanas após a concepção. Embora você esteja grávida há apenas seis semanas, convencionou-se considerar como sendo oito semanas porque a gravidez é contada a partir do primeiro dia da última menstruação, e não a partir do dia exato da concepção.